Ipem realizará fiscalização de lombadas eletrônicas em Serra Talhada, Arcoverde e Salgueiro

Rodovia BR-232 em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Foto: Reprodução.

Entre os dias 12 e 15 de outubro o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) vai realizar fiscalização em lombadas eletrônicas nas cidades de Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada no Sertão e Belo Jardim, Garanhuns e Lajedo, no Agreste.

A ação nos medidores de velocidade para veículos automotivos foi feita conforme o Regulamento Técnico Metrológico e segundo o Ipem, tem o objetivo de verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares. As avaliações vão ser realizadas em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista.
Em caso de reprovação do equipamento, ele é interditado e submetido a uma nova verificação após o reparo. Para que as multas emitidas em função dos radares tenham legitimidade e atenda aos parâmetros do Código de Trânsito Brasileiro, o aparelho precisa ser verificado e aprovado pelo Ipem-PE e estar dentro do prazo de validade, que é de um ano.

Antes de efetuar o pagamento de uma multa de trânsito, é importante o motorista verificar se o radar ou a lombada eletrônica foi verificado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco. No caso do pardal ou lombada não estar dentro das normas estabelecidas por lei, o motorista lesado poderá imprimir a página onde consta a informação, e apresentar como prova.