Carnaval dos Caretas em Triunfo, já tem programação. Confira

Âncora do Sertão
Carnaval - Triunfo

Carnaval de Triunfo. Foto: Internet/ Reprodução

O medo, a curiosidade e o orgulho formam uma tríade de elementos recorrentes que, marcando as lembranças dos indivíduos envolvidos na brincadeira, dão vida e sustentação ao Carnaval triunfense. Os Caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval da cidade em um dos mais irreverentes do Estado.

As máscaras dos Caretas podem até não estampar um sorriso, mas são a representação máxima da alegria e tradição do Carnaval de Triunfo. Os mascarados representam o principal personagem da festividade há mais de 90 anos, consolidando o melhor festejo de momo do interior do Estado de Pernambuco. Divididos em grupos chamados de ‘trecas’, suas fantasias vão da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca; chapéu de palha; o relho ou chicote, e a tabuleta – placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão.

Todo ano, os melhores caretas são premiados em um concurso promovido na segunda-feira de carnaval, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas.

Além da brincadeira, o carnaval triunfense ainda conta com blocos de frevo, cortejos de grupos de cultura popular e shows. Mesmo com as caras amarradas dos folclóricos Caretas, a folia é marcada por animação e muita festa.

PROGRAMAÇÃO
No sertão de Pernambuco, a cidade de Triunfo, pretende fazer um carnaval bonito e cheio de alegria neste  ano de 2016. Após  viver os primeis dias do ano com violência e mortes, a prefeitura municipal agora tenta apagar as manchas do mês de janeiro e trazer novamente os turistas para o ponto mais alto de Pernambuco.
O símbolo dessa festa é o  “Carnaval dos Caretas” que contará com a participação de blocos, desfiles, apresentações, shows musicais, cultura e arte.  A programação tem início no dia 4 de fevereiro a partir das 20h, na Associação dos Artistas. A programação na íntegra, você confere logo abaixo:
tri 1

tri 2 tri 3 tri 4 tri 5

 

VEJA TAMBÉM