Detran-PE aumenta tarifas e acaba com gratuidade

Âncora do Sertão
Foto/Âncora do Sertão

Foto/Âncora do Sertão

O Governo de Pernambuco decidiu aumentar e acabar com a gratuidade das tarifas cobradas pelos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Com a medida, o instituto passou de 53 para 121 taxas solicitadas, 68 a mais que no ano passado. Além de novas cobranças, os tributos também tiveram um aumento de 10,66%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entre os impostos e taxas pagos anualmente para os veículos, se destaca o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA), anunciado pelo governo em setembro de 2015 como parte do pacote de ajuste fiscal.

A quota aplicada aos carros de até 180 cavalos passou de 2,5% para 3%, uma variação que resultou num aumento de 20% na cobrança do imposto. Para motocicletas, esse mesmo aumento chega a 50%. Nas categorias mais comuns, de 50 a 300 cilindradas a porcentagem passou de 2 para 3%.

A Secretaria Estadual da Fazenda prevê que os reajustes gerem uma arrecadação de um bilhão neste ano, 25% a mais que no ano passado. Em relação as novas taxas que estão sendo cobradas, o Detran-PE informou que fazem parte do pacote de reajustes fiscais do Estado.

VEJA TAMBÉM