Pré-olímpico de basquete tem grupos definidos

Âncora do Sertão

Sorteio realizado na ultima terça-feira (26), na sede da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), em Mies, na Suíça, definiu os grupos do Mundial Pré-olímpico. Com o fim dos pré-olímpicos continentais, as poucas vagas restantes são das seletivas mundiais, com participantes definidos.

Pré-olímpico Feminino:

O campeonato acontece na França entre os dias 13 e 19 de junho. Avançam os dois melhores times de cada grupo para a próxima fase, que se enfrentam em quartas-de-final. Os vencedores garantem vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A quinta vaga sairá da disputa do 5º lugar com os perdedores das quartas-de-final. As cinco seleções se unem as sete já classificadas para o torneio Olímpico, que são: Estados Unidos, Sérvia, Canadá, Austrália, Japão, Senegal, além do Brasil – país sede.

Jogos do Pré-olímpico feminino

Jogos do Pré-olímpico feminino

Pré-olímpico Masculino

O formato é um pouco diferente do feminino, três campeonatos acontecem paralelamente em três cidades: Belgrado, Manila e Turim. Cada campeonato tem dois grupos (A e B), os dois melhores de cada grupo se classificam e se enfrentam na semifinais, onde saem os finalistas.

Jogos pré-olímpico masculino

Jogos do pré-olímpico masculino

Somente os três campeões de cada torneio se classificam para os Jogos Olímpicos. Os três classificados participam dos jogos Olímpicos no Rio 2016, com Estados Unidos, Nigéria, Austrália, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia, China e Brasil, por ser o país sede.

VEJA TAMBÉM