Presos fogem após explosão de muro do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado

Folha-PE
Divulgação/WhatsApp

Divulgação/WhatsApp

Três dias após a fuga de 53 detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, o muro do Presídio Frei Damião de Bozzano foi explodido na tarde deste sábado (23), por volta das 14h, durante a visita íntima, embaixo da guarita seis. A detonação foi realizada por um homem, que teria colocado um explosivo do lado de fora da unidade prisional (Confira o vídeo).

A Secretaria Executiva de Ressocilização (Seres) informou que a contagem dos presos ainda é realizada na unidade prisional e o número de foragidos deverá ser divulgado até o domingo (24). Agentes penitenciários, no entanto, informaram que houve fuga de, pelo menos, 100 homens. Na saída, houve tiroteio. Um fugitivo que tentava se esconder dentro de uma casa acabou sendo atingido pelos disparos e morreu na hora

Um outro detento que tentava fugir também teria sido atingido pelos disparos e morrido no pátio do presídio. Alguns feridos foram socorridos para unidades de saúde e outros foram atendidos na enfermaria. O número de vítimas também não foi divulgado.

A reportagem observou que quatro casas foram atingidas pelos destroços do muro que foi explodido. Uma delas teve o portão derrubado. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar fiscalização na saída do presídio. O Batalhão de Choque, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico Legal, além de peritos do Instituto de Criminalística, Polícia Militar e Grupo de Operações e Segurança (GOS), também prestaram apoio.

Helicópteros sobrevoaram a região durante toda a tarde, quando o clima ainda era de tensão dos moradores e insegurança no local. Informações extra-oficiais dão conta de que a Polícia Militar teria conseguido recapturar, pelo menos, 40 detentos. No final da tarde deste sábado, o muro da unidade prisional havia sido fechado, de forma improvisada, com tapumes. Uma empresa foi contratada, em caráter de urgência, para realizar o fechamento durante os próximos dias. O Frei Damião de Bozzano é uma das unidades prisionais que integram o Complexo Prisional do Curado, que fica localizado no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife.

VISITA – A assessoria da Seres informou que a visita do domingo está mantida. Ainda segundo a assessoria, a situação já foi normalizada e a segurança já foi restabelecida.

OUTRO MOTIM – O Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, também viveu momentos de tensão na tarde deste sábado. Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado, um princípio de motim foi registrado na unidade. A situação teria sido provocada por uma briga entre um grupo de quatro detentos. Neste momento a prisão está funcionando normalmente.

VEJA TAMBÉM