Veja as possibilidades dos 5 times que brigam por 2 vagas na 2ª fase do PE

Globoesporte

A última rodada do primeiro turno do Campeonato Pernambucano será realizada nesta quarta-feira, quando serão definidos os times que se classificarão para o hexagonal do título e, consequentemente, para as Séries D deste e do próximo ano. Com a eliminação de Belo Jardim, Pesqueira e Vitória, cinco equipes seguem na briga: América, Atlético-PE, Central, Porto e Serra Talhada; veja as possibilidades de classificação de cada um:

Grupo A

No Grupo A, três times estão na disputa pela única vaga que dá acesso à 2ª fase do Estadual: Atlético-PE, Central e Porto. O alvinegro é o líder da chave e só depende de suas próprias forças para avançar. Uma simples vitória sobre o Porto, nesta quarta-feira, coloca a Patativa na próxima fase. Mas caso o triunfo não venha, um empate também pode classificar os centralinos, desde que o Atlético-PE empate, perca ou vença por até um gol de diferença.

Central e Porto duelam por uma vaga no Clássico Matuto, nesta quarta-feira (Foto: Geraldo do Porto

Central e Porto duelam por uma vaga no Clássico Matuto, nesta quarta-feira (Foto: Geraldo do Porto

Já o Porto tem uma situação mais complicada. O Gavião precisa vencer o Central, e torcer por um empate ou derrota do Atlético – se o Tatu-bola vencer, ainda assim o tricolor pode passar. Basta a vitória dos atleticanos ser simples, por até um gol de diferença, já que o Porto leva a vantagem no quesito gols marcados (4 a 3).

O Atlético-PE precisa vencer o Belo Jardim e torcer por um empate no clássico entre Central e Porto. Na pior das hipóteses, o time de Carpina pode torcer por uma vitória do Porto (com um placar mínimo), mas tendo que vencer de goleada o seu jogo, para superar os número de gols marcados pelo Gavião. Exemplo: Porto vencendo por 1 a 0, o Atlético terá que vencer por três gols de diferença.

Grupo B

A situação do Grupo B é menos complexa e mais confortável para o líder América. Um simples empate coloca o Mequinha na próxima fase do campeonato. Até uma derrota pode classificar a equipe esmeraldina, desde que o Serra Talhada também tropece, empate ou vença o Vitória por um resultado simples (1×0, 2×1…). Já o Serra Talhada tem uma tarefa nada fácil para se classificar. O Cangaceiro precisa vencer o Tricolor das Tabocas por pelo menos três gols de diferença, e torcer por uma derrota do América.

Carlinhos Bala é uma das referências do América para conquistar a classificação (Foto:Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Carlinhos Bala é uma das referências do América para conquistar a classificação (Foto:Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

VEJA TAMBÉM